Momentos decisivos: a temperança é uma boa companhia!
Quando estamos vivendo momentos que vão decidir etapas de nossa vida, passamos por uma experiência ao mesmo tempo desafiadora, pela questão posta em si, e estressante em função da ansiedade de viver aquele momento.
Isso acontece nos dias ou horas que antecedem o vestibular, a banca do mestrado, a entrevista de emprego, entre outros tantos.
Enfrentar estes episódios com temperança pode ser uma forma de aliviar o stress causado da ansiedade. Buscar a respiração calma e profunda, a fala pausada e todas as formas de aliviar a tensão da espera (rezando, para quem acredita, tendo pensamentos positivos, imaginando cenas ou paisagens calmas ou simplesmente se concentrando) pode ser de grande valia.
Os esportistas fazem isso nos momentos cruciais.
Quem não se lembra da Hortência respirando e sacudindo os ombros para eliminar os nervos de seus braços e da sua mente? E o Senna apoiado em seu carro, ou já dentro dele, super concentrado como se estivesse meditando nos minutos que antecediam as corridas?
Seguindo estes exemplos, podemos procurar nossos próprios caminhos para a redução da ansiedade o que certamente melhorará a nossa concentração e a clareza mental para vivermos apenas o momento tão especial, sem a criação de dificuldades extras decorrentes do nosso próprio sistema nervoso.
A busca pela temperança nos momentos de grande stress é um enorme desafio... Mas temos que ter coragem para persegui-la e mantê-la ao nosso lado!
Bom final de semana a todos!
A seguir um vídeo com o ritual do inesquecível Senna.
Comentários
Postar um comentário