A temperança em 2025!

 Comecei esse Blog em 2016 com a seguinte mensagem:

"Sou uma mulher de 42 anos, sou mãe, advogada, trabalho, estudo e resolvi colocar aqui algumas reflexões que gostaria de compartilhar. 

Vou falar sobre o meio termo, a moderação, a calma no coração....um estado de espírito que parece ser cada vez mais raro nos dias de hoje. E espero ouvir (ou ler) sobre isso de quem me acompanhar por este canal.

Daí a ideia deste blog...contribuir para plantar e compartilhar  a semente da temperança, da tolerância e do respeito. A temperança é um substantivo feminino que significa a característica de quem age com equilíbrio, comedidamente, com cuidado ou sem a prática de excessos. 

Ter temperança é ter tranquilidade nas atitudes, reflexão antes das decisões, tolerância para discordar e respeito para agir.

Conto com vocês para a reflexão a que se propõe o Temperança!"

Um 2016 achava que precisávamos de mais temperança dada a "temperatura da nossa fervura". O Brasil passava por questões e parecia que estávamos no extremo de uma polarização. Em 2025 já sabemos que as coisas poderiam e recrudesceram ainda mais não só no Brasil como, infelizmente, em diversas regiões do mundo! 

A temperança é uma das virtudes cardeais, um pilar essencial para a ética e a moralidade. Trata-se de um atributo atemporal que, desde a antiguidade, é reconhecido como imprescindível para o florescimento do indivíduo e para a vida em sociedade. 

A palavra "temperança" tem origem no termo latim "temperantia" utilizado para expressar "moderação, sobriedade, discrição e autocontrole", todas essas características essenciais para garantir a habilidade de equilibrar os desejos e paixões humanas e harmonizar a vida interior do indivíduo e de promover a estabilidade e a prosperidade na vida em sociedade.

A pandemia pausou o blog temperança... o ano de 2025, em plena ebulição, convida o blog a voltar!


 

  


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inclusão e tolerância...estamos mesmo praticando?

Confie no tempo, que costuma dar doces saídas e cuide de sua fagulha de energia e esperança!

Construímos relações todos os dias.