Generalizações perigosas porque apressadas!

Este infeliz crime cometido no Rio de Janeiro causou uma enorme e justificada comoção.

Mas em meio às mensagens bem intencionadas, é possível vermos várias mensagens com "hashtags" e frases que provocam generalizações apressadas, sendo a mais mencionada e polêmica, neste final de semana, a sobre a "cultura do estupro".

Não tenho dados estatísticos que comprovem ou neguem a existência dessa cultura, tampouco vi qualquer texto que tenha usado tal expressão trazendo dados que a comprovem. Eu, pessoalmente, ainda acredito (mas não investiguei, por isso não posso afirmar) que a grande maioria dos brasileiros sejam absolutamente contra a violência sexual, mas não é este o mote desse texto...

Cultura significa o complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo ser humano não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade da qual é membro. Cultura é uma expressão que caracteriza um conjunto de elementos específicos da sociedade de uma nação ou região.

Utilizar o termo "cultura do/a ..." é uma generalização perigosa e que pode inclusive garantir algum conforto aos que de fato praticam o valor ou atitude combatidos (ex. corrupção, estupro, machismo), por acreditarem que estão acompanhados da maioria de sua comunidade ou que podem ser desculpados por serem vítimas de um "traço cultural da sociedade".

A generalização apressada (hasty generalization), estudada na filosofia e em lógica, é formada por premissas insuficientes para garantir a conclusão numa construção ou por amostras também insuficiente para garantir evidências do que se pretende afirmar.

Apenas para deixar claro: não há dúvidas que um ato ou fato concreto que tenha infringido a lei ou hábitos de convivência pode e deve ser reprovado. 

O que não podemos fazer, mesmo quando cobertos de indignação e boa intenção, é diminuir o peso da ação individual do agente e atribuir, em qualquer medida, a razão do agir a um traço cultural ou coletivo. 

Generalizar, principalmente o julgamento, pode ser um ato tão perigoso, quanto injusto!


Resultado de imagem para generalização apressada exemplos
Fontes para este post:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Fal%C3%A1cia
http://falaciasonline.wikidot.com/generalizacao-apressada
https://administracaoshow.wordpress.com/2011/08/14/conceito-filosofico-sobre-a-cultura/
http://www.significados.com.br/cultura/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inclusão e tolerância...estamos mesmo praticando?

Confie no tempo, que costuma dar doces saídas e cuide de sua fagulha de energia e esperança!