Temperança, a política e a religião
A intenção do blog Temperança não é falar de política ou religião, mas é impossível evitar estes temas.
Aliás, ao fazer as primeiras pesquisas sobre a palavra nos sites de buscas, os resultados indicavam, em sua maioria, textos religiosos.
Temperança é uma das quatro virtudes fundamentais e orientadoras da vida dos cristãos, segundo a Igreja Católica. As outras virtudes são prudência, fortaleza e justiça.
Neste mundo de grupos, tribos, turmas "virtuais", cada vez mais são reverberadas mensagens que ridicularizam o diferente, criticam o pensamento oposto, e que parecem querer convencer alguém, mas que são lidas por pessoas que já não precisam ser convencidas.
Redes sociais são a maior prova disso. Todos querem convencer a todos. Poucos estão dispostos a ouvir e a mudar de opinião sobre alguma coisa.
Então sim, o Temperança não pode evitar política e religião porque são temas nos quais a Temperança se faz ainda mais necessária. Mas não só ela. Ter temperança é ter controle sobre as paixões, é ter sobriedade nas atitudes e decisões, é evitar os excessos, inclusive na formação de convicções.
Não significa não ter convicções, mas tê-las até que algo mostre que podemos melhorar, aperfeiçoar nossos conceitos e até mesmo mudá-los para assim sermos melhores.
Sairmos de nossos guetos, reconhecermos que a forma maniqueísta de ver o mundo é resultado de uma pretensiosa necessidade de ter razão, são atitudes que podem colaborar para um mundo mais tolerante, mais propenso ao convívio produtivo e que enriquece porque propicia trocas e conhecimento.
Temperança é o primeiro passo para a tolerância e depois para o entendimento, para gostar de ouvir e conhecer uma opinião que diverge da sua.
E mesmo não concordando com os argumentos ou fundamentos, é possível ao menos respeitar.
Aliás, respeitar não é só possível.
Respeitar é preciso! Em qualquer tema, mais sobretudo, quando o assunto é religião e política.
Quer ler mais sobre isso? Separamos artigo interessante cujo link vai abaixo:
Comentários
Postar um comentário