Mulher Maravilha....muito além das estatísticas!


Após assistir ao filme da Mulher Maravilha, fui tomada sobre reflexões sobre nós, mulheres:
    Resultado de imagem para mulher maravilha
  • Somos 49,6% da população do mundo (Banco Mundial)
  • Somos 50,8% (mais de 107 milhões) da população do Brasil (http://countrymeters.info/pt/Brazil)
  • No último senso do IBGE (2015) éramos 51,5%
  • Nós temos uma expectativa de vida em média 7 anos maior de os homens (IBGE)
  • Há menos mulheres analfabetas do que homens (dados de 2014, IBGE)
  • Mulheres são maioria na pós graduação aqui no Brasil. Em 2015, 175.419 mulheres estavam matriculadas e tituladas em cursos de mestrado e doutorado, enquanto os homens somavam 150.236, diferença de aproximadamente 15%.
  • 41% das mulheres contribuem para a renda da família e 38,7% dos 57,3 milhões de domicílios registrados são comandados por mulheres (dados de 2015), sendo que 42% desses lares a mulher vive com os filhos, mas sem companheiro. 
Somos minoria? Estatisticamente não, pelo menos aqui no Brasil. Somos fortes e nem precisamos de números para provar isso.

Somos mais do que estatísticas. Somos mais do que dados sobre salários, oportunidades profissionais, diferenças salariais.

Sim, temos diferenças físicas. Sim, somos mais coloridas, mais falantes, ficamos na TPM, somos mais sensíveis, temos sexto sentido. Tudo isso pode nos ajudar ou não. Depende do momento, do ponto de vista, da situação.

Mas, para muito além disso, somos, cada uma (e cada um) um indivíduo, a menor minoria que pode haver. Cada uma, um ser, com suas dificuldades, suas qualidades, suas cruzes particulares.

Pessoas, seres! Num tempo em que a existência de apenas dois gêneros  já é questionada, porque nos reduzir a essa questão?

Somos M-A-R-A-V-I-L-H-A! Simples assim.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inclusão e tolerância...estamos mesmo praticando?

Confie no tempo, que costuma dar doces saídas e cuide de sua fagulha de energia e esperança!