Temperança no trabalho....complexidades adicionais às já vislumbradas na vida!

Ser calmo e ponderado, procurar o meio termo, tentar se colocar no lugar do outro...e tudo isso no ambiente de trabalho. 


Fácil na teoria e bem difícil na prática, principalmente quando temos que enfrentar conversas difíceis com pessoas de quem gostamos e com quem pretendemos manter uma boa relação duradoura. 

O dia a dia requer que decisões sejam tomadas, opiniões sejam emitidas, críticas seja feitas e as vezes nem percebemos que o outro pode estar sendo negativamente impactado por nossas ações ou omissões e que isso pode se refletir no grupo de trabalho, na produtividade, no clima da organização....

É certo que a qualidade de vida e a saúde (incluindo a mental) são fatores essenciais e que devem ser entendidos em diferentes níveis indissociáveis entre si: pessoal, profissional e familiar. Por isso perseguir boas relações em todos os ambientes, inclusive o profissional, que em tese, é mais impessoal, faz parte da busca pela qualidade de vida.

E justamente nesse ambiente, onde passamos a maior parte de nosso dia e onde tantos interesses diferentes precisam ser conciliados, praticar a Temperança é tão essencial quanto difícil. 

Para não ficar apenas na teoria e tentar incluir alguma informação mais prática, vão aí 5 dicas baseadas em material acadêmico da Universidade de Évora:
  • Observar as sensações, percepções, pensamentos e sentimentos 
  • Agir com consciência 
  • Manter a descrição em relação às sensações, percepções, pensamentos e sentimentos  
  • Não julgar a experiência presente, apenas vivê-la e tentar assimilá-la 

Estas são as dicas que servem para serem aplicadas em relação ao próximo e em relação a si mesmo. 
Outras dicas vêem a reboque destas (adaptadas da mesma fonte).  São elas:
  • Estar mais consciente do trabalho que se realiza
  • Entender e aceitar melhor a sua condição no trabalho  
  • Estabelecer objetivos profissionais realistas e condizentes com o contexto (macro e micro)
  • Ser mais altruísta  
  • Conseguir perceber o significado de sua vida em vários aspectos que não só o profissional
  • Conseguir perceber e o significado do aspecto profissional na sua vida como um todo
  • Ser capaz de uma maior cooperação 
  • Ser capaz de manter a calma em situações difíceis  
  • Encarar as dificuldades no trabalho como um desafio e não como uma ameaça  
  • Desfrutar mais do trabalho
  • Ser mais flexível ou adaptável 
  • Estabelecer mais inter-relações positivas
  • Procurar não ruminar/reverberar/reproduzir mentalmente de forma obsessivas os acontecimentos desagradáveis no trabalho, fazendo-os dominarem a mente mesmo após o dia acabar

Enfim, nada é fácil mas pode ser melhor se seguirmos certas práticas a partir da busca pela atenção plena nos eventos presentes e pela auto-compaixão. O Temperança tentar organizar as ideias e compartilha-las porque também tenta aplicá-las na vida. 

A pesquisa indica que práticas inadequadas em ambiente de trabalho provocam um impacto negativo na saúde dos indivíduos e geram energia negativa que se reflete na baixa motivação dos individuos, na falta de atenção e diminuição da produtividade.  Ninguém quer isso sob o ponto de vista da administração das empresas, mas, mais do que isso, ninguém quer isso para a sua própria vida!





Fonte de pesquisa para este post: http://dspace.uevora.pt/rdpc/handle/10174/4820
Obs: a interpretação da pesquisa citada é de responsabilidade da autora do Blog que é uma leiga no assunto. Não há nenhuma pretensão científica neste post. 


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