Temperança no trabalho....complexidades adicionais às já vislumbradas na vida!
Ser calmo e ponderado, procurar o meio termo, tentar se colocar no lugar do outro...e tudo isso no ambiente de trabalho.
Fácil na teoria e bem difícil na prática, principalmente quando temos que enfrentar conversas difíceis com pessoas de quem gostamos e com quem pretendemos manter uma boa relação duradoura.
O dia a dia requer que decisões sejam tomadas, opiniões sejam emitidas, críticas seja feitas e as vezes nem percebemos que o outro pode estar sendo negativamente impactado por nossas ações ou omissões e que isso pode se refletir no grupo de trabalho, na produtividade, no clima da organização....
É certo que a qualidade de vida e a saúde (incluindo a mental) são fatores
essenciais e que devem ser entendidos em diferentes níveis indissociáveis entre si:
pessoal, profissional e familiar. Por isso perseguir boas relações em todos os ambientes, inclusive o profissional, que em tese, é mais impessoal, faz parte da busca pela qualidade de vida.
E justamente nesse ambiente, onde passamos a maior parte de nosso dia e onde tantos interesses diferentes precisam ser conciliados, praticar a Temperança é tão essencial quanto difícil.
Para não ficar apenas na teoria e tentar incluir alguma informação mais prática, vão aí 5 dicas baseadas em material acadêmico da Universidade de Évora:
- Observar as sensações, percepções, pensamentos e sentimentos
- Agir com consciência
- Manter a descrição em relação às sensações, percepções, pensamentos e sentimentos
- Não julgar a experiência presente, apenas vivê-la e tentar assimilá-la
Estas são as dicas que servem para serem aplicadas em relação ao próximo e em relação a si mesmo.
Outras dicas vêem a reboque destas (adaptadas da mesma fonte). São elas:
- Estar mais consciente do trabalho que se realiza
- Entender e aceitar melhor a sua condição no trabalho
- Estabelecer objetivos profissionais realistas e condizentes com o contexto (macro e micro)
- Ser mais altruísta
- Conseguir perceber o significado de sua vida em vários aspectos que não só o profissional
- Conseguir perceber e o significado do aspecto profissional na sua vida como um todo
- Ser capaz de uma maior cooperação
- Ser capaz de manter a calma em situações difíceis
- Encarar as dificuldades no trabalho como um desafio e não como uma ameaça
- Desfrutar mais do trabalho
- Ser mais flexível ou adaptável
- Estabelecer mais inter-relações positivas
- Procurar não ruminar/reverberar/reproduzir mentalmente de forma obsessivas os acontecimentos desagradáveis no trabalho, fazendo-os dominarem a mente mesmo após o dia acabar
Enfim, nada é fácil mas pode ser melhor se seguirmos certas práticas a partir da busca pela atenção plena nos eventos presentes e pela auto-compaixão. O Temperança tentar organizar as ideias e compartilha-las porque também tenta aplicá-las na vida.
A pesquisa indica que práticas inadequadas em ambiente de trabalho
provocam um impacto negativo na saúde dos indivíduos e geram energia negativa que se
reflete na baixa motivação dos individuos, na falta de atenção e diminuição da
produtividade. Ninguém quer isso sob o ponto de vista da administração das empresas, mas, mais do que isso, ninguém quer isso para a sua própria vida!
Fonte de pesquisa para este post: http://dspace.uevora.pt/rdpc/handle/10174/4820
Obs: a interpretação da pesquisa citada é de responsabilidade da autora do Blog que é uma leiga no assunto. Não há nenhuma pretensão científica neste post.
Obs: a interpretação da pesquisa citada é de responsabilidade da autora do Blog que é uma leiga no assunto. Não há nenhuma pretensão científica neste post.
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