Temperança

É comum e um pouco assustador ver em redes sociais pessoas de pouquíssima idade, muitas vezes com menos de 30 anos, escrevendo mensagens em tom imperativo, irônico, debochado, cheio de toda a razão do mundo.

Verdades absolutas que nem mesmo possibilitam que haja sombra de dúvida quanto as certezas expostas...feministas, de direita, de esquerda, separatistas, vegetarianos, enfim, não importa a causa ou a crença, mas a forma passional, radical e pouco refletida como as colocações são feitas.

Depois de alguma maturidade, a única certeza é que as generalizações e as mensagens em tons binários, pejorativos ou raivosos não atingem a sua finalidade e normalmente tomam, de forma injusta, a parte pelo todo.

O desapego ao tom indignado dá clareza e objetividade à mensagem e facilita que o seu núcleo prevaleça sobre todos os penduricalhos que enfeitam ou poluem o texto.

O Temperança não pretende cair na armadilha da soberba e das lições genéricas e imperativas... Nem mesmo sobre não ser assim (radical ou intransigente).

O Temperança só deseja que a temperança ilumine os pensamentos e traga mais ponderação e compaixão às mensagens que se espalham por este mundão real e virtual!

Resultado de imagem para ponderação e compaixão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inclusão e tolerância...estamos mesmo praticando?

Confie no tempo, que costuma dar doces saídas e cuide de sua fagulha de energia e esperança!