Antes de compartilhar, pense duas ou mais vezes! Temperança para clicar no "send"

Uma amiga se disse chocada com um linchamento virtual, supostamente iniciado a partir de um post de uma alegada vítima que teria postado um texto denunciando um abuso que talvez tenha acontecido.

Este texto já tem 200 mil compartilhamentos no facebook.

Ponderou a amiga que 200 mil pessoas podem estar acabando com a vida de alguém que não conhecem, com base em um post de facebook de uma outra pessoa que também não conhecem. 

Sem julgar se este fato, especificamente, ocorreu, por fim ela questiona se essa estória toda for mentira mesmo, como o estrago já causado à vida do suposto agressor poderia ser desfeito. 

As redes sociais amplificam um comportamento humano lamentável: a formação rápida e muitas vezes infundada de juízo de valor. 

Sem informação suficiente, sem entendimento dos contextos, não podemos seu levianos dando como fato algo que não passa de uma versão.

Dentro das empresas esse tipo de comportamento pode causar um enorme prejuízo a quem nem mesmo consegue se defender. Um bom processo de comunicação poderia ajudar a esclarecer e evitar essas situações mas, infelizmente, isso dá trabalho...

Nas redes sociais isso pode destruir um reputação ou mesmo uma vida. Mas como saber se a notícia é falsa ou verdadeira? Se não houver como apurar, é simples: não se envolva! 

Resultado de imagem para compartilhar boatos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inclusão e tolerância...estamos mesmo praticando?

Confie no tempo, que costuma dar doces saídas e cuide de sua fagulha de energia e esperança!