Viver com o colo vazio. Como ter temperança?

Imagine-se mãe ou pai e, de uma hora para a outra, estar com seu colo vazio. Seu filho se foi. Como continuar?

Ninguém precisa passar por isso para em um rápido exercício começar a sentir uma enorme angústia. Afastamos os pensamentos que não são nem mesmo tolerados. 

Mas há muita gente que precisa conviver com essa situação como realidade. 

O luto guarda fases. Quem entende e estuda o assunto diz que há a negação, a revolta, a depressão e a aceitação. Num luto de mãe ou de pai, a aceitação parece não chegar e por isso o luto se arrasta. Talvez o melhor termo fosse resignação, quando passivamente quem fica se curva à realidade e segue...com o seu colo vazio. 

O que dizer diante de uma mãe com o colo vazio? Sinceramente não sei. Pedir temperança, fé ou qualquer outra coisa talvez seja pedir demais. Na busca por uma resposta, achei algumas boas recomendações que resumo aqui:

1. Espere ao menos um ano pra tomar qualquer grande decisão como se mudar, vender a casa, se separar do parceiro, enfim qualquer coisa que altere a vida significativamente. As decisões impulsivas podem gerar consequências impensadas, riscos desnecessários...

2. Seja gentil com você, evite pensar em culpa.

3. Procure ajuda ou profissional ou em grupos de pessoas que passam pela mesma dor. 
4. Se conseguir, tente sair, tomar um vento fresco, tomar um banho de mar, ter pequenas atitudes que possam gerar alívio na dor ou sensação de bem estar. 
Aos poucos talvez o sol particular de uma mãe com o colo vazio volte a brilhar. Isso não significa esquecer o filho que se foi ou sentir menos a sua falta, mas fazer a existência dele ter válido a pena! Ele não iria querer ver a sua mamãe sofrendo para sempre, não é?

Ser Mãe de AnjoÉ chorar em Silêncio.Ser Mãe de AnjoÉ alimentar um amor eterno que nem a morte pode separar. Ser Mãe de AnjoÉ ficar imaginando como estariam nossos filhos se estivessem vivos.Ser Mãe de AnjoÉ ter o coração vazio mesmo que tenhamos outros filhos, pois sempre estará faltando um.Ser Mãe de AnjoÉ ficar triste pelo que não vivemos, pois muitos sonhos foram interrompidos.Ser Mãe de AnjoÉ ter que aceitar uma verdade que não nos conformamos.Ser Mãe de AnjoÉ viver constantemente com um porque sem resposta.Ser Mãe de AnjoÉ a maior frustração que uma mulher pode ter na vida.Ser Mãe de AnjoÉ ter um olhar triste, se sentir sozinha mesmo estando rodeada de pessoas.Ser Mãe de AnjoÉ ter esperança do reencontro.Ser Mãe de AnjoÉ saber que nossos filhos estão bem,mas o que queríamos de verdade era ter eles com a gente.Ser Mãe de AnjoÉ ter uma cicatriz profunda na alma que não fecha nunca.Ser Mãe de AnjoDói muito e esta dor só entende quem forMãe de Anjo                                                            (Cecylia Silva)



Fontes de pesquisa: 

https://pt.wikihow.com/Sobreviver-%C3%A0-Morte-de-seu-Filho
http://colovazio.blogspot.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inclusão e tolerância...estamos mesmo praticando?

Confie no tempo, que costuma dar doces saídas e cuide de sua fagulha de energia e esperança!