Mesmo sendo difícil, não se pode desistir. Basta respeitar!

O Temperança (ou melhor, sua autora) reflete sem parar sobre como e porque estamos andando para este ponto de pouco entendimento, tanta mensagem raivosa, tão pouca vontade de compreender qualquer coisa que seja diferente de seus próprios valores e pensamentos.

Se algum tempo atrás tínhamos uma enorme polarização política, atualmente vemos a mesma intolerância em outras áreas da vida.

É dificil entender porque ao invés da liberdade dos tempos atuais aumentar as possibilidades de convivência, aparentemente acontece um movimento exatamente oposto.

Há nerds que não são populares, não curtem drogas, gostam de estudar, falar das séries e parecem alheios à turma descolada da escola? Só porque são diferentes, não precisam ser odiados... basta respeitar.

Homosexuais querem respeito? Bastante pertinente e aparentemente há uma melhora sensível em relação ao preconceito do passado. Mas isso não significa impor o homosexualismo a todas as pessoas. Há grupos que não curtem? Não precisam, basta respeitar.

Evangélicos, umbandistas, muçulmanos manifestam sua fé de uma forma que parece estranha? ok. Não é preciso participar ou se converter. Basta respeitar.

Não é preciso concordar. Não é preciso nem mesmo dialogar, se não desejar. Basta respeitar. Conviver com civilidade, sempre que necessário.

E a velha defesa "foram eles que provocaram primeiro", além de imatura, demonstra que talvez haja pouco apreço pela liberdade e pela democracia, mesmo dos grupos que levantam estas bandeiras. Ao fim e ao cabo, todos os intolerantes, moderninhos ou conservadores, são iguais num ponto: demonstram o desejo de impor valores e culturas a outros.

 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inclusão e tolerância...estamos mesmo praticando?

Confie no tempo, que costuma dar doces saídas e cuide de sua fagulha de energia e esperança!