Pêndulos e costumes

Difícil entender que a evolução não é retilinea.

Em várias áreas da vida isso pode ser observado mas é uma característica ainda mais clara quando estamos falando de mudanças culturais.

Na idade antiga, o sexo foi mais livre, a prostituiçãoo era natural, assim como a homossexualidade.

Costumes foram alterados em algum momento, tornando o a monogamia um valor social, o homossexualismo um comportamento menos compreendido e assim por diante.

Na 2a guerra as mulheres americanas tiveram que sair de casa e foram trabalhar... começaram uma onda de mudança na função social das mulheres em geral.

Nos anos 70's houve novo movimento de libertação sexual e, do final dos anos 90 para cá, vemos um mundo que deseja que todas as individualidades sejam não apenas respeitadas, mas também admiradas.

Os chamados ativismos trabalham com afinco para que todas as opções individuais, sexuais ou não, de gênero ou não, de visual ou não, sejam não apenas respeitadas, mas também percebidas como comportamentos naturais.

Bastante legítimo e virtuoso, exigir respeito a hábitos, identidades, valores individuais, desde que nada disso esteja ferindo leis ou os direitos dos outros.

Pois bem.

Valores, opções e desejos individuais não precisam ser modernos para serem respeitados. Quando há um grande movimento em um sentido, é esperado que pessoas que acreditam e desejam coisas diferentes para si e seu entorno, façam movimento em sentido contrário, criando organização semelhante aos movimentos a que se opõem.

Não é difícil de prever que num momento um grupo terá mais voz e ou outro será obrigado a ouvir e vice-versa. Certamente num momento pessoas estarão contrariadas, enquanto outras se acharão donas de toda a razão do mundo.

Sob uma perspectiva histórica, o movimento pendular faz com que o as mudanças se dêem de forma mais refletida, assimilada e, possivelmente, torna os novos costumes mais palatáveis a uma gama maior de pessoas.

Parece que não apenas no Brasil, mas no mundo, vivemos num momento em que o pêndulo dá a impressão de recuo, mas não se trata de retrocesso e sim e acomodação.

Um momento no qual todos acabam tendo a oportunidade de assumir o lugar em que o outro estava, querendo ou não; gostando ou não.

É incômoco mas provoca necessariamente uma reflexão que é muito saudável para o amadurecimento de nossa sociedade.

O pêndulo traz a lembrança de que o respeito e a tolerência que desejamos ver nos outros, devem existir, na mesma medida, em cada um que os reevindica.












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inclusão e tolerância...estamos mesmo praticando?

Confie no tempo, que costuma dar doces saídas e cuide de sua fagulha de energia e esperança!