Como vai? Já pensou sobre isso?

A correria do dia a dia atropelou o Temperança. Ficamos uns dias sumidos.

Nestes dias a temperança parece ter sumido também do mundo...é como se para onde olhássemos, houvesse um acontecimento estarrecedor. 

Um atentado em Barcelona, uma enorme celeuma sobre monumentos históricos nos Estados Unidos, seus significados e todo o ressentimento guardado e purgado.

A polarização política brasileira que fica a cada dia mais complicada, com componentes econômicos que apavoram e apreendem, expondo, lentamente, o pior lado das pessoas quando elas se sentem acoadas pelas enormes dificuldades e pela ausência de esperanças e horizontes.

Os assuntos parecem não ter conexão entre si, mas se pensarmos, podem ter um ponto em comum: a heurística, um processo mental usado para análise de situações complexas, nas quais as decisões precisam ser tomadas em um tempo curto. Para simplificar os processos e criar atalhos, boa parte das características de um problema acabam sendo desconsideradas e a análise é centralizada nos fatores que, em teoria, distinguem, proponderantemente, uma e outra situação. 

Esta simplificação é válida e útil em determinadas situações, mas em outras talvez ganhe um espaço indevido pelo fator tempo. 

Não pensamos no tempo e não temos mais tanto tempo para pensar. 

Nâo lembramos de voltar na história e ver como nos comportamos em tempos históricos e em ciclos históricos, o que é importante para não continuarmos a comenter os mesmos erros. 

Vivemos dias em que há adoração pela pressa, pela decisão rápida, pelo julgamento irrefletido. 
Destruímos lembranças que atravessaram anos ou séculos de história, como se isso pudesse apagar de onde viemos e o que já fizemos. E se apagarmos, corremos o risco de esquecer e fazer outra vez.

E talvez estejamos alimentando ódios tão insensatos quanto estes que hoje alimentam os atentados terroristas. E talvez estejamos sendo superficiais e rápidos demais, fazendo heurísticas demais, para assuntos importantes demais, fazendo da polarização um padrão de pensamento e de comportamento.

E você, como vai? Já pensou sobre isso? Então, pense devagar!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inclusão e tolerância...estamos mesmo praticando?

Confie no tempo, que costuma dar doces saídas e cuide de sua fagulha de energia e esperança!